Os 3 principais roteiros para viajar de moto pela América do Sul

24 abril 2020 Os 3 principais roteiros para viajar de moto pela América do Sul

Se aventurar de moto pela América do Sul é o sonho de muitos motoviajantes!

As belezas naturais e a riqueza cultural fazem da região um lugar realmente incrível, perfeito para pegar a estrada e garantir boas lembranças para toda a vida. São diversos roteiros e destinos com cenários deslumbrantes e características únicas, que agradam a todo tipo de aventureiro: solitário, em casal, em grupos pequenos ou grandes.

Com grandes centros urbanos e muitos patrimônios naturais, culturais e históricos, quem se aventura pelo continente sul americano tem a chance de conhecer o dia a dia de cada região e se deparar com costumes algumas vezes parecidos com os nossos, mas em muitas outras, bem diferentes!

Selecionei para você os 3 destinos mais procurados pelos motoviajantes na América do Sul!

TOP 1 da América do Sul: Deserto do Atacama

TOP 1 da América do Sul: Deserto do Atacama

Viajar de moto pela América do Sul e não conhecer o icônico Deserto do Atacama é desperdiçar uma grande aventura! Para quem não sabe, esse é simplesmente o principal ponto de encontro dos moto aventureiros e também serviu de inspiração para nós. Consideramos o Atacama como nossa segunda casa!

São cerca de 105 mil km² em sua maior parte no Chile, estendendo-se também pelo Peru, Bolívia e Argentina, com paisagens deslumbrantes. Apesar de ser o deserto mais seco do mundo, apresenta diversas lagoas doces e salgadas em meio à vulcões, picos nevados e a famosa Cordilheira dos Andes.

Os locais mais visitados pelos mais de 150 mil turistas que passam pelo Deserto do Atacama anualmente são:

  • Valle de la Luna e Valle de La Muerte;
  • Gêiseres del Tatio;
  • Lagunas Altiplânicas;
  • Salares de Tara;
  • Salar do Atacama;
  • Laguna Cejar e Ojos del Salar;
  • A tradicional passagem em Mano del Desierto;
  • E, se o tempo permitir, dar um mergulho no Oceano Pacífico.

É tanta atração que podemos passar semanas viajando de moto pelo deserto, e sempre encontraremos uma atração diferente.

TOP 2 da América do Sul: Região dos Lagos Andinos

TOP 2 da América do Sul: Região dos Lagos Andinos

As curvas perfeitas das estradas na região dos Lagos Andinos nos convidam para acelerar de moto pela América do Sul!

A Patagônia é uma região exuberante. Um misto de cores intensas, como o turquesa dos lagos, o branco nos picos eternamente nevados e a diversidade da flora típica da região,  faz com que seja o local com uma das mais belas paisagens das Américas

Puerto Varas é uma das cidades mais importante da Patagônia Chilena, uma região repleta de parques naturais, geleiras milenares, vulcões e lagos com águas cristalinas. Já na Patagônia Argentina, a cidade mais importante é Bariloche, com sua exuberante natureza e variada opções de turismo durante o ano todo. Entre essas duas cidades temos o Paso Cardenal Samoré, que forma a clássica rota da travessia da Cordilheira dos Andes.

Um dos nossos lugares favoritos para viajar de moto nesta região é percorrer a Rota dos 7 Lagos, entre San Martin de los Andes e Villa La Angostura. São 110 km de extensão, percurso 100% asfaltado, por entre montanhas e lagos..

“Ok, Olavo, mas quais são os 7 Lagos?” 

Na verdade a região oferece dezenas de lagos, mas os principais são: Lácar, Machónico, Villarino, Falkner, Escondido, Correntoso e Espejo Grande. Porém, existem ainda outros 4 lagos que podem ser avistados ao longo da rota (Hermoso, Traful, Espejo Chico e Nahuel Huapi).

Para quem prefere viajar de moto com garupa, tenho uma boa notícia: esse é um roteiro ideal para casais (inclusive, já me deparei com alguns pedidos de noivado em alguns dos cenários). 

Uma viagem de tirar o fôlego!

TOP 3 da América do Sul: Ushuaia

TOP 3 da América do Sul: Ushuaia

Que tal embarcar em uma viagem de moto pela América do Sul até “O Fim do Mundo”?

Localizado no sul da Patagônia, o último (mas não menos importante destino deste post) é Ushuaia: um dos destinos mais procurados pelos motociclistas de toda a América, devido à sua exuberante beleza e também pelo desafio de chegar até a cidade mais austral do planeta.

Além da vida selvagem, como colônias de pinguins e lobos-marinhos, e as paisagens estonteantes dos glaciares e picos nevados, o local oferece ótima gastronomia, com excelente estrutura para recepcionar os turistas. Também oferece uma grande variedade atrações, além do turismo pelo Canal de Beagle, Museu do Fim do Mundo e Bahia La Pataia.

Eu, particularmente, me surpreendo em todas as viagens de moto à Ushuaia e ao sul da Patagônia, sobretudo quando vamos ao parque Torres del Paine (e olha que já são mais de 15 anos que vou para lá). Este é um dos lugares mais incríveis da Patagônia, onde sempre fico impressionado pela grandiosidade e pela beleza.

Ushuaia nos reserva grandes aventuras e emoções!

É hora de acelerar de moto pela América do Sul!

É hora de acelerar de moto pela América do Sul!

Gostou desses destinos? Todos eles fazem parte do calendário de Tours da MotoAtacama, e cada um tem uma série de outras atrações turísticas, culturais e gastronômicas.

Nós organizamos toda a programação, sempre na melhor época do ano, para garantir que nossos pilotos e garupas não tenham nenhuma preocupação e aproveitem a experiência ao máximo. Tudo isso com a nossa própria frota de motos BMW GS 1250, novíssimas e equipadas com acessórios Givi!

Além disso, criamos alguns roteiros diferenciados para casais que curtem pegar a estrada juntos. Em todos os tours, oferecemos um suporte exclusivo que inclui:

  • Carro de apoio + assistência 24h + guia em moto;
  • Hotéis de categoria superior com café da manhã;
  • Seguro viagem internacional e auxílio com toda a documentação;
  • Staff experiente e altamente qualificado;

Esperamos você no nosso próximo grupo!

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe aqui no site ou pelos contatos: tours@motoatacama.com.br e (11) 99116-2250

Sobre viajar de moto:

“Para quem entende, não precisa explicar.

Para quem não entende, não tem explicação.”

Até o próximo post!

Olavo Almeida

Trabalhando com moto turismo desde 2014, Olavo é Tour Leader da MotoAtacama, atuando também na gestão e operação do ramo de entretenimento da Empresa.

Fale pelo Whatsapp