Expedição Alaska – Puno/Islas Flotantes

10 maio 2015 Expedição Alaska – Puno/Islas Flotantes

Pegamos um barquinho no pier de Puno para visitar as famosas Islas Flotantes no lago Titicaca que ficam 6 km distantes da margem. O Lago Titicaca tem 160 km por 65 km, é realmente gigante!

O passeio foi rápido porém muito interessante, o lago tem cerca de 6 Ilhas Naturais, em uma delas (com 9 km de comprimento) moram 4.500 pessoas, ou seja, tem muita gente que mora no lago, que é bastante organizado, com líderes em cada comunidade. O idioma oficial é Pré Inca, indígeno, mas eles aprendem espanhol nas escolas locais que vão apenas até o ensino fundamental.

Além das Ilhas Naturais existem as Ilhas flutuantes, cerca de 100 ilhas, são pequenas, menos de 200 metros quadrados, com 4 a 6 casas, em cada ilha moram de 4 a 8 famílias.

Miniatura das Ilhas:

As ilhas tem uma base feita da raiz de uma planta local (uma camada com cerca 1 metro), com camadas (mais 2 metros) de uma espécie de bambu em cima, que demanda manutenção constante. Elas são “ancoradas” para não ficarem a deriva.

O meio de transporte deles são barcos a remo como este:

Conversando com os locais eles se sentem um pouco abandonados pelo governo, dizem que não recebem apoio nenhum, vivem como se fossem um país a parte, uma economia própria baseada no turismo.

Sobrevivem a base da pesca e os alimentos que faltam vão para Puno comprar. São pessoas muito simples, mas nota-se que são felizes.

De Puno seguimos a Arequipa passando pelo Canion del Colca em Chivay!

Eduardo Generali

Desde 2013, Eduardo é responsável pela divisão de Entretenimento da MotoAtacama. Quando não está na estrada guiando tours, está elaborando novos roteiros, ou ministrando cursos de pilotagem ON / OFF road.

Fale pelo Whatsapp