Expedição Alaska – México

12 junho 2015 Expedição Alaska – México

Acordamos na Honduras, atravessamos El Salvador em algumas horas e dormimos na Cidade da Guatemala! 3 países em um só dia!

As fronteiras foram até que tranquilas, sair da Honduras foi fácil e El Salvador tanto para entrar como para sair foi até que rápido e grátis. Para entrar na Guatemala nos cobraram algo em torno de USD 30 por pessoa.

O caminho da Cidade da Guatemal para a fronteira com o México foi provavelmente o pior trecho de toda a viagem. Estrada toda esburacada, com muitas curvas fechadas, sem sinalização nenhuma e com infinitas lombadas! Demoramos 7 horas para fazer 320 km.

Sair da Guatemala foi o trâmite mais rápido de toda a viagem, 1 minuto para fazer a imigração e 2 minutos para Aduana!

Para entrar no México é necessário pagar algumas taxas, tanto para a moto como para pessoa física, num total de USD 82 e ainda deixamos USD 400 como depósito que nos devolverão na saída do país.

Dormimos na fronteira para não rodar a noite e é claro que nosso primeiro jantar no México não poderia ser diferente, TACOS!

Nosso primeiro abastecimento foi muito interessante, coloquei 20,7 l na minha moto e meu irmão 21,5 l sendo que o tanque delas é de 20 l. Mais tarde descobrimos que “roubar” litros é uma pratica comum no México.

Da fronteira tocamos direto para Oaxaca, num dia longo, de 750 km com metade de retas e metade de curvas. Porém de estradas muito boas!

Em Oaxaca visitamos o Monte Alban, um dos principais sítios arqueológicos do México, muito legal! De Oaxaca seguimos para Puebla, onde dormimos na casa de um amigo mexicano que nos recebeu muito bem!

Hoje foi mais um longo dia de deslocamento, viemos até Guadalara, 670 km de muitas retas e muitos pedágios! Pagamos mais de USD 50 cada ao todo. Porém realmente não há um buraco nas estradas, as melhores que já andamos até agora!

Amanhã seguimos para o litoral, para Puerto Vallarta!

Juliano Generali

Piloto desde os 12 anos, Juliano já rodou por mais de 20 países pelas Américas, Europa e África. Também realizou cursos de pilotagem On e Off road, dentro e fora do Brasil.

Fale pelo Whatsapp