Curso de pilotagem de moto: quem deve fazer e o que se aprende?

05 março 2020 Curso de pilotagem de moto: quem deve fazer e o que se aprende?

Pilotar por estradas e fazer viagens é bem diferente de ir pro trabalho, faculdade ou à padaria. Exige muito mais atenção, técnica e experiência! Um curso de pilotagem de moto pode oferecer tudo isso e muito mais.

“Tirei habilitação, comprei minha moto e já posso ganhar o mundo em cima de duas rodas!” É isso o que a maioria pensa quando completa 18 anos, tira a habilitação e consegue o tão sonhado direito de ir e vir de forma independente. Mas não é bem assim que a roda gira! 

curso de pilotagem de moto

Nas autoescolas são ensinadas técnicas básicas e bem gerais de como se pilotar uma moto – geralmente, em pequenos trechos e baixa velocidade –  e há um foco principal em obediência às normas do Código Nacional de Trânsito. Para a pilotagem do dia a dia, em meio ao trânsito das cidades, os ensinamentos são bem aplicáveis, mas com o passar do tempo, o piloto vai aprendendo a lidar melhor com diversas situações, pois só há um jeito de ganhar experiência: pilotando, aprendendo e praticando.

Mas quando o assunto é pilotar em viagens e terrenos off road (fora de asfalto), tudo muda. A velocidade, exposição do piloto e os riscos aumentam bastante, assim como o tempo de reação cai consideravelmente. Para se reduzir os riscos de uma queda, é essencial conhecer seus equipamentos e manter a manutenção em dia, conhecer a si próprio e saber como reagir em situações adversas.

Neste post, você vai saber o que se aprende num curso de pilotagem off road e conferir as principais dicas antes de pegar a estrada.

Quem deve fazer um curso de pilotagem de moto?

Quem deve fazer um curso de pilotagem de moto?

O curso de pilotagem off road é indicado para pilotos iniciantes que desejam aprender técnicas específicas de manobras que não são normalmente usadas no dia a dia ou na cidade. Pilotos experientes também utilizam este curso para reciclar conhecimentos, treinar e aprimorar suas técnicas.

Pilotos de todos os níveis que pretendem se aventurar mundo afora em longas viagens de moto ou apenas dar um passeio no final de semana, mas que sabem que vão enfrentar trechos off road precisam estar preparados para vencer esses obstáculos com precisão e segurança.

Todos são bem vindos!

O que se aprende em um curso de pilotagem de moto?

O que se aprende em um curso de pilotagem de moto?

Os cursos de pilotagem de moto são bem específicos para cada tipo de moto ou objetivo. Apesar das técnicas se complementarem, o piloto deve saber qual é o seu estilo principal e focar nas técnicas mais recomendadas. Cursos que buscam performance em pistas de velocidade são completamente diferentes dos cursos de pistas de motocross, por exemplo.

Em um curso de pilotagem off road são ensinadas técnicas de posicionamento e balanço do corpo sobre a moto para avançar em subidas, descidas, curvas e equilíbrio. Técnicas de frenagem e aceleração, controle da embreagem e tração, avanço e ultrapassagem de obstáculos, os diferentes tipos de terrenos e como lidar com cada um deles, entre outros.

Além dessas técnicas, o piloto também aprende sobre os comportamentos mais recomendados durante viagens e expedições, incluindo a forma correta para levantar uma big trail em caso de tombo (sem prejudicar a coluna e lombar) e também a calibragem ideal dos pneus dianteiro e traseiro para melhor desempenho em terrenos irregulares.

Como funciona o curso de pilotagem OFF ROAD da MotoAtacama?

Como funciona o curso de pilotagem OFF ROAD da MotoAtacama?

O Curso de Pilotagem Off Road da MotoAtacama é realizado em Itu (SP), onde temos uma pista com quase 30km de extensão e simulamos diversos obstáculos e terrenos para apresentar as melhores técnicas em cada situação. É um curso extremamente prático para o piloto ter autonomia no dia a dia de uma viagem ou expedição.

Nossos instrutores já fizeram diversos cursos de pilotagem e instrução, no Brasil e no exterior, com grande experiência em terrenos off road.

A imersão é dividida em duas partes, com aulas teóricas e práticas, e todos os níveis de pilotos são bem vindos: dos iniciantes aos mais experientes! 

Em nosso Centro de Treinamento Off Road, o piloto tem uma estrutura completa, com café da manhã, almoço e hidratação completa durante o dia de curso.

E o melhor: você pode usar sua própria moto big trail ou solicitar o aluguel de uma diretamente com a Equipe da MotoAtacama.

Ficou interessado? Veja o nosso calendário de cursos para este ano e faça sua inscrição pelo site ou WhatsApp (11) 98221-2249.

3 dicas finais: antes de pegar a estrada…

  1. Saiba para onde você quer ir! 

Parece uma dica boba, mas saber o percurso que você vai fazer é essencial. O trecho é asfaltado ou de terra? Tem cidades ou postos de combustíveis no caminho? Se a moto tiver problemas, terá como fazer a manutenção adequada? 

Uma dica é pesquisar o percurso em sites, blogs e canais de motociclistas. Seja lendo textos ou assistindo vídeos, você passa a conhecer o tipo de estrada que precisará pilotar até o seu destino final e fica preparado para possíveis situações de risco.

Se quiser conhecer um pouco sobre as viagens de moto que já fizemos pela América do Sul, Europa, África e Estados Unidos, clique aqui e conheça o canal da MotoAtacama no YouTube.

  1. Tenha os acessórios recomendados

Ter uma moto equipada é essencial para o sucesso de toda aventura. Mas cada estilo tem uma linha de acessórios recomendados para aquele tipo de pilotagem.

De modo geral, aventureiros off road precisam de muitos acessórios de proteção para a moto, já que os terrenos acidentados expõem muito mais a riscos de queda e também a incidentes, como pedras, galhos e detritos que possam atingir partes da moto, podendo interferir no funcionamento.

No post Como equipar sua moto big trail nós falamos um pouco sobre os principais acessórios que todo piloto deve ter em sua moto big trail. Se preferir, baixe nosso e-book gratuito sobre este assunto para ler quando e onde quiser! Nosso Guia de Acessórios para Big Trail foi o primeiro que lançamos e está disponível clicando aqui

  1. Escolha os pneus mais adequados

Um detalhe que faz muita diferença na pilotagem é a escolha dos pneus mais adequados.

A pilotagem off road é muito mais técnica que a on road (no asfalto). Além dos obstáculos naturais, a aderência do piso é bem menor, por isso, os pneus merecem muita atenção.

Há diversos tipos de pneus, cada um para um tipo de terreno ou piso. Para fazer a escolha correta é necessário saber por onde você vai andar e qual é o seu nível de pilotagem.

Os pneus para asfalto são mais “lisos” e com pouco grip (aderência): quando em terrenos não asfaltados, deslizam com facilidade e exigem um nível de pilotagem mais elevado.

Já os pneus de uso off road, não atingem boas velocidades no asfalto, causando instabilidade e sofrendo desgaste excessivo. Mas são projetados para atingir boa aderência na terra, areia ou pedra, melhorando sua aceleração e frenagem.

Pneus de uso misto são a grande pedida para aventuras com grandes deslocamentos de asfalto e terrenos não extremos. Eles unem as melhores características de cada tipo de estrada e são projetados para sofrerem menos desgaste.

Uma boa dica de pneu misto é o KAROO Street, lançado em 2019 pela Metzeler. O KAROO Street une conforto, performance e baixo desgaste… Excelente para aventuras. 

Eu e meu irmão, Juliano Generali, fizemos um test ride bem legal com esse pneus, atravessando o Centro-Oeste e o Nordeste do Brasil durante o Rally dos Sertões 2019. No Jalapão (Tocantins), gravamos um vídeo sobre toda a performance e você pode conferir o vídeo Review do Metzeler KAROO Street clicando aqui!

Gostou deste post? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Boas estradas!

Eduardo Generali

Desde 2013, Eduardo é responsável pela divisão de Entretenimento da MotoAtacama. Quando não está na estrada guiando tours, está elaborando novos roteiros, ou ministrando cursos de pilotagem ON / OFF road.

Fale pelo Whatsapp