Como fazer uma viagem de moto: primeiros passos

01 março 2020 Como fazer uma viagem de moto: primeiros passos

“Cansei da rotina! Vou fazer uma viagem de moto!”

Fazer uma viagem de moto, bem planejada, realmente é desestressante! Mas, muitos pilotos, por diversos motivos, não têm disponibilidade para ficar vários dias longe de casa ou, até mesmo, não têm costume ou experiência em longas viagens de moto. Tudo isso não precisa se tornar um empecilho para realizar aquele passeio, praticar o mototurismo e exercitar a mototerapia!

Com a correria do dia a dia, fazer pequenas viagens de final de semana acabou se tornando uma prática muito comum aos motoviajantes. E não é porque você vai ali na cidade vizinha, que o passeio deixa de ser emocionante. Pelo contrário, é essencial para te motivar a querer ir mais longe, conhecer melhor sua moto e os equipamentos necessários para esticar um pouquinho mais esse momento.

Se você deseja planejar uma viagem de moto, seja curta ou longa, em terrenos asfaltados ou não, aproveite a leitura com as dicas que separei para você tirar a moto da garagem e pegar a estrada.

Viagens curtas de moto…

Viagens curtas de moto

Já parou para pensar em quantos lugares (e com diferentes atrativos) você pode ir viajando por perto da sua cidade? E vamos assumir: 200 km rodando de moto não é nada!

A gente fica pensando em cenários deslumbrantes e desertos icônicos, mas nos esquecemos dos parques, serras, cachoeiras, cidades históricas e praias maravilhosas que temos por perto. Viagens curtas de moto, que duram 2 ou 3 dias, têm um custo relativamente baixo, podem ser combinadas com amigos e acabam quebrando o tédio da rotina.

Para os que estão começando agora, esse tipo de viagem serve para ganhar experiência de pilotagem, acumular quilômetros, testar a máquina, os equipamentos e a si próprio. Aumentar gradualmente a distância percorrida é a melhor forma de se adaptar às estradas. Percorrer trechos diferentes e estradas pouco conhecidas, treinar técnicas e reações e, aos poucos, ir dominando tudo relacionado ao mundo das viagens de longa distância sobre duas rodas… é assim que começa o vício, rs!

Todos nós, amantes do motociclismo e principalmente do mototurismo, sentimos falta de pegar a estrada e, se ficamos muito tempo longe delas, acabamos um pouco enferrujados. Quando vamos “de cara” para uma viagem longa, o cansaço chega mais cedo, dores aparecem, paradas inesperadas ocorrem e muito mais. Não basta manter somente a moto em dia, nosso corpo também precisa estar alinhado com a aventura. Mais um motivo para se manter sempre ativo às estradas!

Viagem de moto em terrenos off road…

Viagens em terrenos off road

Se você é o tipo de piloto que prefere aventura e adrenalina sobre duas rodas, com certeza vai curtir a pilotagem off road! Mas, pilotar fora do asfalto é bem diferente do que estamos acostumados no dia a dia.

A posição de pilotagem muda, o comportamento da moto também. O piloto e a moto ficam mais expostos e é preciso mais atenção. Por isso, sempre indicamos que todo piloto que queira encarar uma aventura off road faça um curso e conheça as técnicas de pilotagem mais utilizadas em cada situação. Saiba mais sobre curso de pilotagem off road

Uma longa viagem de moto… 

Viagens longas de moto

Uma longa viagem de moto exige preparo e planejamento. Pesquise bem o roteiro que você percorrerá, programe as paradas de abastecimento e alimentação, as pernoites e atrações turísticas que quer conhecer. Com a facilidade da internet, hoje temos acesso ilimitado à informações e contatos do mundo todo!

Sempre tenha com você um mapa do percurso (e saiba ler o mapa). Em caso de falta de bateria ou internet no celular, ele pode salvar a sua viagem.

Não extrapole os limites da moto nem os limites do seu corpo. Descansar é fundamental, afinal, você saiu de casa para curtir e relaxar!

Se você quer ter a experiência de fazer viagens incríveis de moto sem se preocupar com nada e viajando em um seleto grupo, deixamos aqui o convite de conhecer um pouco mais sobre nossos Premium Tours e os destinos mais cobiçados por motociclistas no mundo inteiro. Nós organizamos TUDO para que sua única preocupação seja curtir a viagem! Os melhores hotéis e restaurantes, carro de apoio e manutenção, atrativos turísticos, culturais e muito mais aguardam por você. Confira nosso calendário de tours guiados.

Acessórios essenciais para uma viagem de moto

Um ponto importante é: o tipo de acessório para viajar de moto. Afinal, cada tipo de aventura exige um tipo de acessório com variações diferentes! 

Ir equipando sua moto aos poucos permite fazer escolhas mais garantidas. Primeiro você passa a conhecer sua moto, pode experimentar vários terrenos e escolher um estilo de aventura (ou todos, como é o nosso caso). Sabendo o que mais agrada, você pode adquirir os equipamentos que serão necessários e que atendam ao seu gosto.

Aqui na MotoAtacama, nós costumamos classificar os acessórios para big trail em quatro tipos: proteção e segurança, conforto, bagagem e tecnologia. Confira:

  • Acessórios de proteção e segurança: são os protetores (cárter, motor, farol, chassi, mão, etc) que garantem a integridade da moto e do piloto em caso de acidentes e quedas. Já os acessórios de segurança são os que aumentam a confiabilidade na moto e nas manobras, por exemplo, freios melhores, pedais e manetes, apoios e bases para descanso, entre outros.
  • Acessórios para conforto do piloto: são os acessórios que vão influenciar diretamente no comportamento do piloto em viagens longas, amenizando o cansaço, melhorando postura, etc. Alguns exemplos são as almofadas pneumáticas, parabrisas e defletores, pedaleiras, manoplas aquecidas e muito mais! A linha de produtos é enorme.
  • Bagagem para moto: moto não tem porta-malas, por isso este acessório deve ser analisado com atenção. Há diversos tipos e tamanhos de malas e baús para moto. O “tamanho da sua viagem” é que vai definir qual você deve escolher. Os bagageiros para moto mais comuns são os top cases (baú central traseiro), malas laterais ou alforges laterais, mala tanque e as malas traseiras (que são apoiadas no banco traseiro ou por cima dos baús).
  • Tecnologia para motos: são os acessórios que chegaram para facilitar a vida do piloto. Estão nessa lista os GPS para moto, suporte para celular, rastreador pessoal (usamos e recomendamos o Spot X), carregadores e tomadas para moto, entre outros.

Acessórios essenciais para uma viagem de moto

Além desses quatro itens essenciais, também somamos à lista: os kits de ferramentas para reparo e manutenção da moto, tais como as próprias ferramentas, reparo de pneus, compressor portátil, entre outros acessórios de manutenção. Porém, não basta ter os acessórios, é preciso saber utilizá-los e um curso de manutenção básica para moto é recomendado.

Outro item que entra à parte nessa lista são os pneus para big trail, responsáveis pela segurança, conforto e todo o andamento da viagem. Existem vários tipos e modelos, mas são basicamente divididos em:

  • Pneus on road: ideal para aventuras em asfalto, inclusive em caso de chuva;
  • Pneus off road: para quem busca o máximo de performance na pilotagem em estradas de terra;
  • Pneus de uso misto: ideal para quem vai pilotar por trechos de asfalto e terra.

Cada um desses tipos tem uma infinidade de variações, e cada tipo de aventura ou pilotagem vai exigir um pneu diferente.

Na loja física da MotoAtacama em Itu (SP) ou pelo site www.motoatacama.com.br , oferecemos uma linha completa de acessórios: diversos tamanhos de baús, protetores para vários modelos de motos, pneus para calçar qualquer terreno e muito mais! Todos os acessórios que eu e meu irmão, Eduardo Generali, utilizamos em nossas motos e viagens são vendidos aqui.

Quer saber mais sobre acessórios essenciais para big trail antes de pegar a estrada? 

Baixe agora o material GRATUITO que preparamos! É só clicar aqui e aproveitar a leitura (no final tem uma surpresa para você).

Boas estradas e bons ventos!

Eduardo Generali

Desde 2013, Eduardo é responsável pela divisão de Entretenimento da MotoAtacama. Quando não está na estrada guiando tours, está elaborando novos roteiros, ou ministrando cursos de pilotagem ON / OFF road.

Fale pelo Whatsapp