Como equipar sua moto big trail?

01 março 2020 Como equipar sua moto big trail?

Em uma viagem de moto é comum que seja usada uma moto big trail. Isso porque são motos que possuem uma performance melhor em longas distâncias e dão mais autonomia para o piloto na hora de desbravar novos caminhos. 

Mas, antes de pegar estrada e pilotar mundo afora, é indicado equipar sua “companheira” com acessórios essenciais, aumentando as chances de sucesso da viagem e garantindo mais conforto e segurança.

Os primeiros acessórios para uma moto big trail

Os primeiros acessórios para uma moto big trail

Equipar sua moto big trail com os acessórios adequados antes de viajar é sinônimo de garantir a sua segurança como piloto e amenizar possíveis prejuízos.

Neste momento, você deve estar se perguntando: “Mas, Juliano, se estes acessórios são tão importantes, por que já não vêm de fábrica?”. 

Eu explico: cada piloto tem um perfil diferente e os acessórios combinam com cada estilo. Além disso, muitos deles dependem do objetivo da sua aventura, os terrenos por onde vai passar, o tempo e a distância. Por isso, melhor mesmo é que cada piloto escolha o que precisa!

Para facilitar a decisão de quem está entrando agora no universo das big trails, preparei um checklist com os primeiros acessórios que você precisa ter para seguir viagem. Se você já pilota sua moto big trail há mais tempo, confira os próximos tópicos deste blog.

Lista #1

  • Baús, malas ou top cases 
  • Parabrisa 
  • Antena corta Pipa 
  • Protetor de motor 
  • Protetor de carter 
  • Protetor de grade farol 
  • Kit reparo de pneu + compressor
  • Protetor do radiador de água
  • Pneus

E aí, qual(is) você já possui na sua moto big trail? Conheça melhor cada um deles abaixo:

Baús, malas ou top cases

Para levar documentos, roupas, equipamentos e tudo que se planeja carregar durante uma viagem, você precisa de (pelo menos) um deles. Será o seu verdadeiro guarda-roupa.

Mas atenção: deve-se ter cuidado com o tamanho e o peso para não comprometer o “centro da gravidade” da moto e atrapalhar o trabalho dos freios. 

Parabrisa

Mais conforto e aerodinâmica! Trocar o parabrisa original da moto por um da Givi, por exemplo, que é maior, evita que pedras e insetos venham em sua direção, assim como diminui aquelas turbulências no capacete e o vento que atinge o peito e rosto. 

Antena Corta Pipa

Recomendo muito este acessório para evitar que eventuais linhas de cerol possam te machucar e acabar com aquela viagem que sonhou, principalmente se o período da sua jornada coincidir com o período de férias.

Protetor de motor

O motor é considerado o “coração” da moto e, por isso, merece proteção especial. Ao usar um protetor de motor de máxima qualidade, você evita que tanto o motor quanto a carenagem sejam danificados, tanto em acidentes quanto em quedas.

Lembre-se sempre: as big trails são motos pesadas, podendo tombar até mesmo quando estão paradas ou em manobras de baixa velocidade.

Protetor de cárter

Também conhecido como “peito de aço”. Caso seja necessário subir um morro íngreme ou estradas com muitas pedras, o protetor evita que uma delas, por exemplo, atinja e trinque o cárter. Melhor prevenir, não é?

Protetor de grade de farol

Você sabia que a lente do farol muitas vezes é feita de vidro? Com a grade, evita-se que pedras e detritos atinjam o farol, quebrando ou trincando a peça, prejudicando seu funcionamento e até mesmo causando o curto circuito (em caso de vazamento de água por dentro dos componentes). 

Mesmo que você não seja um piloto de estradas off road, as vias asfaltadas também expõem a sua moto big trail em situação de risco: um caminhão vindo na direção contrária, por exemplo, pode lançar uma pedra pelo pneu e seu farol ser atingido. Não arrisque!

Kit reparo de pneu + compressor

É um estojo completo com todos os acessórios essenciais para consertar o pneu em caso de uma pequena adversidade. Pensando na sua comodidade, ele é compacto e de fácil transporte. Vale o investimento!

Tendo um kit por perto, você garante um rápido reparo para seguir viagem ou até chegar no mecânico mais próximo. 

Protetor do radiador de água

Quanto mais proteção, melhor! Esse protetor evita que objetos atinjam diretamente o radiador e prejudique o andamento da sua viagem.

Pneus

On road, off road ou misto? Saber escolher depende da sua aventura. On road são pneus com alta performance em estradas asfaltadas, possuem o grip perfeito para dias secos ou molhados. Off road são aqueles indicados para terrenos irregulares, com baixa aderência, terra, barro, areia, rípio ou pedras… Já os pneus mistos equilibram o desempenho ideal para todo tipo de terreno. 

Clique aqui e assista ao vídeo que eu gravei com meu irmão, Eduardo Generali, sobre o pneu misto KAROO Street (lançamento de 2019 da Metzeler).

Bom, agora que eu já falei um pouco dos primeiros acessórios, quero compartilhar também minha lista dos próximos. Lembrando que é uma opção de cada piloto escolher o melhor momento de equipar sua “companheira”.

Para quem já tem os primeiros acessórios de uma moto big trail

Para quem já tem os primeiros acessórios de uma moto big trail

 

Se você busca investir um pouco mais na sua moto big trail para garantir uma viagem ainda mais segura e confortável, acompanhe minha próxima lista:  

Lista #2

  • Riser de guidão 
  • Rastreador pessoal via Satélite
  • GPS 
  • Banco comfort
  • Protetores de mão

Riser de guidão

Com o riser é possível alterar a altura e distância do guidão. Dessa forma, você fica com a posição mais ereta e mais confortável. Pode parecer um simples detalhe, mas em uma viagem longa este acessório faz toda a diferença. 

Rastreador pessoal via Satélite

O rastreador compartilha a sua localização com seus amigos e familiares, assim, eles podem curtir a viagem junto com você e saberão que você está bem. Caso contrário, você pode acionar serviços de emergência e receber resgate clicando em apenas um botão. Tudo de forma fácil e prática, em qualquer lugar do mundo.

Se você tem medo de perder o sinal de celular durante a viagem, fique tranquilo! O rastreador possui tecnologia via satélite e permite que você troque mensagens e e-mails de forma ilimitada.

Na MotoAtacama, sempre usamos e indicamos o Spot X. Por ser completo, seguro e nos acompanhar com precisão, tranquiliza nossos parentes e amigos durante as Expedições.

GPS

Mesmo que os aplicativos de smartphones sejam uma alternativa, o GPS ainda é bastante utilizado por aventureiros sobre duas rodas. Além de te ajudar com o planejamento de toda a viagem, indicando o percurso que deve passar, também traz informações relevantes sobre altitude, postos de combustíveis, hotéis e restaurantes a serem encontrados ao longo da estrada.

Dica: escolha sempre um modelo à prova d’água e equipe com uma case protetora.

Banco comfort ou almofada pneumática

Seu corpo agradece! Se você pretende passar horas pilotando durante vários dias, algumas das melhores opções para assegurar o seu conforto são: banco comfort (fabricado para cada modelo de moto big trail) ou almofada pneumática (modelo universal para piloto ou garupa).

Protetores de mão

Protege as mãos contra pedras, detritos, pássaros, insetos e também funciona como barreira que impede que o vento e chuva atinjam as mãos do piloto diretamente. Além das mãos, protege os manetes de freio e embreagem em um tombo ou acidente.

Para os mais experientes

Acessórios para os mais experientes

Se você já tem sua moto big trail quase toda equipada, separei aqui alguns acessórios que já não fazem parte da linha “básica”, mas que fazem toda a diferença na pilotagem. 

Lista #3

  • Cruise control 
  • Prolongador do paralama 
  • Ampliação da base do descanso lateral 
  • Pedaleira articulada
  • Apoio de acelerador 
  • Ampliação do pedal de freio 

Cruise control

Em viagens que possuem retas longas na estrada, o cruise control “cai como uma luva”. Isso porque você mantém a velocidade que deseja pilotar e a moto segue como se estivesse em piloto automático, sem você precisar fazer força com a mão.

Prolongador do paralama

Mais um acessório de proteção. Evita que pedras e lama vão direto ao encontro do motor. 

Ampliação da base do descanso lateral

A base original do descanso lateral, se apoiada na grama ou terra, pode afundar e desestabilizar a moto. Com essa ampliação, a moto fica mais firme em qualquer tipo de terreno.

Pedaleira articulada

Sempre indico a pedaleira, porque em alguns casos é melhor pilotar em pé (como em trechos muito irregulares) e essa pedaleira fornecerá mais segurança para você. A área de apoio do pé é maior e tem grips robustos, além de ser articulada, caso esbarre em algum obstáculo.

Apoio de acelerador

Promove um descanso para o punho ao evitar que você fique girando o acelerador durante a viagem inteira. Para isso, basta você acionar o acelerador com o peso da mão / do punho. Principalmente em longas viagens, você reduz as chances de desenvolver dores intensas, como uma tendinite, por exemplo.

Ampliação do pedal de freio

O pedal original do freio tem uma saliência muito pequena. Essa ampliação aciona o freio com mais facilidade e mais firmeza, auxiliando melhor nas manobras.

Onde encontrar os acessórios para moto big trail?

Onde encontrar os acessórios para moto big trail?

Todos estes produtos você encontra no nosso site www.motoatacama.com.br (entrega para todo o Brasil) e na nossa loja física em Itu, no estado de São Paulo. Aproveite para fazer uma visita! Ah, a instalação do seu acessório é inclusa caso faça a compra na loja.

Se você estiver buscando uma aventura, a MotoAtacama também oferece cursos e tours exclusivos. Acesse https://tours.motoatacama.com.br/ e saiba mais!

Para finalizar, também quero te convidar para conferir o vídeo em que eu mostro os acessórios escolhidos para equipar a BMW GS 1250, durante os preparativos para a Expedição Sertões. Para assistir, clique aqui.

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo ou entre em contato com o WhatsApp da Loja MotoAtacama (11) 97319-0258.

Boas estradas!

Juliano Generali

Piloto desde os 12 anos, Juliano já rodou por mais de 20 países pelas Américas, Europa e África. Também realizou cursos de pilotagem On e Off road, dentro e fora do Brasil.

Fale pelo Whatsapp