Como encarar uma longa viagem de moto?

13 maio 2020 Como encarar uma longa viagem de moto?

Você já pilota há algum tempo, mas agora decidiu: vai encarar uma longa viagem de moto com muita emoção e aventura. Tudo muito legal, expectativa a mil, mas não é só montar na moto, encher o tanque e sair acelerando. Viajar de moto requer planejamento!

Não importa qual o motivo ou o objetivo da sua aventura, é preciso evitar imprevistos e fazer tudo isso valer a pena (sempre com segurança). Ter um roteiro pré-definido é essencial, uma vez que você precisa saber quais as principais cidades por onde passará e toda a estrutura que vai encontrar. Pesquisar seus destinos e percursos, todas as opções de estradas e também rotas alternativas.

Ficou perdido? Calma, confira as dicas abaixo para você preparar sua próxima aventura sobre duas rodas!

Para qual lugar você deseja fazer uma viagem de moto?

Motociclista e garupa em rodovia às margens de uma praia

Quanto mais informações você souber sobre o lugar que deseja conhecer, melhor! Assim você poderá programar visitas a atrações turísticas, dias de descanso entre os dias de pilotagem, e aproveitar a melhor época para conhecer a cultura e os costumes locais. 

Saber sobre o clima na época da viagem também pode evitar frustrações.

“Edu, quero viajar de moto pela América do Sul, e agora?

Se você vai viajar de moto para fora do Brasil é necessário muita atenção. Apesar de termos diversos acordos com os países da América do Sul, principal destino dos motociclistas brasileiros, alguns documentos são exigidos, principalmente os seguros de responsabilidade civil. Mas cada país tem um diferente, alguns mais burocráticos que outros. Fizemos um post sobre esse tema e você pode ler clicando aqui.

Além de dedicar um tempo para organizar a documentação, é fundamental que antes de qualquer viagem de moto, você faça uma revisão completa:

  • Cheque todos os acessórios que utilizará na viagem e faça uma revisão completa na moto.
  • Troque os itens de maior desgaste e, se necessário, leve peças sobressalentes;
  • Na hora de montar a bagagem para uma viagem de moto, leve somente o necessário, incluindo ferramentas básicas e também um kit de primeiros socorros.

Reserve um tempo para descansar durante a viagem de moto

Piloto ao lado de sua moto que está parada na frente de um café

Tão importante quanto viajar de moto e desbravar regiões, é programar as pausas para descanso. Pilotar por longas horas e alta quilometragem exige muito esforço físico. Paradas para alimentação e hidratação devem ser planejadas com calma e atenção, respeitando os limites do corpo, da máquina e também da natureza. 

Fique ligado: em climas mais intensos, seja no frio ou no calor, há um desgaste maior.

Sabendo do trajeto e pontos de paradas, sua programação e planejamento ficarão muito mais fáceis e, caso haja imprevisto, será mais fácil recalcular a rota. 

Por falar em rota, não é todo lugar que há sinal de celular, e não se pode confiar 100% em equipamentos eletrônicos, eles são suscetíveis a panes. Leve sempre um mapa dos locais visitados e saiba como utilizá-los. Em momentos de apuros, ele pode te salvar!

Acessórios para piloto e motocicleta

Piloto passando por um terreno off road cercado de árvores

Usar acessórios pessoais e roupas adequadas também fazem muita diferença para o bem-estar do piloto durante a viagem de moto, retardando o cansaço, protegendo e gerando maior conforto. Também temos um post dedicado a esse assunto, clique aqui e confira.

Lembre-se que o cansaço e temperaturas extremas fazem mal ao corpo. Por isso, podem tirar a atenção e causar insegurança.

Além dos acessórios para o piloto, cada tipo de pilotagem ou aventura exige diferentes acessórios para a motocicleta, sejam itens de segurança, proteção ou conforto.

Saber o tamanho do desafio que você vai encarar é muito importante para se preparar da maneira correta, e garantir o sucesso da sua aventura. Se você ainda não sabe o que incorporar à sua máquina para que ela fique robusta e protegida, leia esse post que fizemos falando sobre todas as linhas de acessórios para big trail e não deixe de baixar nosso primeiro Guia de Acessórios para Big Trail, disponível gratuitamente em nosso site, através desse link.

Caso tenha alguma dúvida ou necessite de ajuda para escolher os acessórios e equipar sua moto, entre em contato com nossa equipe da loja pelo WhatsApp (11) 97319-0258 ou acesse o site motoatacama.com.br.

Vamos programar sua próxima viagem de moto juntos?

Grupo de motociclistas enfileirados ao lado de uma van de apoio da MotoAtacama

Agora que você sabe como se preparar para uma longa viagem de moto, está na hora de escolher o seu destino e encarar a estrada.

A MotoAtacama Premium Tours organiza, há quase 10 anos, tours guiados em moto por todas as partes do mundo. Com roteiros elaborados para todo tipo de motociclista, a nossa equipe oferece desde tours ideias para casais até aventuras com uma dose de off road, carregadas de adrenalina.

As viagens são acompanhadas por uma equipe especializada, que conhece todos os percursos e trajetos, atrações turísticas e os melhores restaurantes. Além disso, há o auxílio indicativo de como proceder com a documentação pessoal e preparação da bagagem.

E, para os tours da América do Sul, contamos com uma frota exclusiva de BMW GS 1250, toda equipada. Nas viagens pela Europa, África e América do Norte, também estão inclusas motos BMW para locação.

A MotoAtacama faz sua viagem de moto se tornar uma experiência exclusiva, onde o piloto só tem uma preocupação: PILOTAR E SE DIVERTIR! 

Acesse o calendário de tours e veja quais os destinos estão programados.

A viagem dos sonhos não está no nosso calendário? Envie uma mensagem pelo WhatsApp (11) 99116-2250 e compartilhe seu destino com a gente. Vai ser incrível programar um tour personalizado para você e seus amigos!

Um abraço,

Eduardo Generali

Eduardo Generali

Desde 2013, Eduardo é responsável pela divisão de Entretenimento da MotoAtacama. Quando não está na estrada guiando tours, está elaborando novos roteiros, ou ministrando cursos de pilotagem ON / OFF road.

Fale pelo Whatsapp