As melhores motos para viajar: naked, custom, esportiva ou big trail?

05 março 2020 As melhores motos para viajar: naked, custom, esportiva ou big trail?

Que andar de moto é maravilhoso, seja na cidade ou na estrada, todos nós sabemos. Mas você conhece as melhores motos para viajar? Independente do caminho ou destino escolhido, para que seu passeio seja seguro, confortável e tranquilo, você precisa de uma moto que apresente um bom desempenho e autonomia para a distância desejada. 

Selecionei as principais categorias de moto para você conhecer e escolher a que mais combina com você e com a sua aventura. Confira:

Moto Naked

As melhores motos para viajar: Moto Naked

As motos Naked são conhecidas por serem despojadas e muito usadas para pilotar na cidade. O termo de origem inglesa “naked” significa “nu”/“despido”, e elas carregam esse nome justamente por não terem carenagem. Isso significa que além de não ter proteção na região do motor, as motos Naked reduzem a resistência no ar quando pilotadas, o que permite o aumento da velocidade.

Sem carenagem e com média cilindrada, cerca de 600, elas são leves e ágeis no trânsito, o que as torna ideal para rodar na cidade. Mas se você pensa que as qualidades da Naked param por aqui, está muito enganado(a): por terem pneus esportivos, elas também são muito eficientes para rodar na estrada, especialmente em curtas distâncias. Os modelos de Naked mais encontrados no Brasil são Hornet, XJ e Bandit.

Moto Custom

As melhores motos para viajar: Moto Custom

Ao contrário do modelo Naked, as motos Custom são feitas para quem gosta de fazer viagens tranquilas e confortáveis. Com um design que lembra modelos de motos antigas, elas são marcadas por terem sua mecânica exposta, bancos baixos e guidões largos. 

Por conta disso, há quem diga que as Custom são motos fáceis de pilotar (e recomendadas para iniciantes no mundo do motociclismo). Em contrapartida, tendem a ser mais pesadas e, por isso, demoram mais a responder os comandos do piloto, sendo menos ágeis.

Outra característica é que o banco mais próximo ao chão oferece sensação de segurança, já que a qualquer momento o piloto pode colocar os pés no chão. Além de todas essas qualidades, as motos Custom também possuem altas cilindradas (variam entre 500 e 1200), o que as tornam perfeitas para pilotar por curtas e longas viagens com conforto e segurança, figurando a lista de melhores motos para viajar.

Entendi, Juliano, mas por que elas são chamadas de Custom? 

A categoria leva esse nome por conta de uma característica marcante desse tipo de moto: a capacidade de customização (derivado do inglês, “custom”). Personalizar a moto é quase uma obrigação dos donos de Custom, que usam acessórios como manopla, pedaleira, bagageiro, parabrisa e pinturas diferentes para deixar a “companheira” com um estilo único. 

No Brasil e no mundo, o modelo que mais representa o modelo Custom são as tradicionais Harley-Davidson.

Moto Esportiva

As melhores motos para viajar: Moto Esportiva

Ao contrário dos modelos já citados, as motos esportivas são pouco recomendadas tanto para o uso na cidade quanto nas estradas… Você sabe por quê? 

Por uma única razão: elas são focadas em alto desempenho. Desta forma, para atingir altas velocidades, as motos esportivas são pouco confortáveis de se pilotar no dia a dia. Uma vez que são desenhadas para aumentar a performance e reduzir a resistência do ar, as motos esportivas (também chamadas de super bikes) são grandes, pesadas e desconfortáveis para o motociclista. Possivelmente, você só conseguirá ficar na posição de pilotagem por apenas alguns minutos…

Por conta dessas características, elas geralmente são usadas apenas em campeonatos de alta velocidade (afinal, os motores de motos esportivas podem ultrapassar as 1200 cilindradas). 

O principal campeonato de motovelocidade no Brasil é o SuperBike Brasil. Os pilotos utilizam as motos que são fabricadas em série, exatamente as mesmas motos que saem da fábrica e vão para as lojas. porém, essas motos recebem preparação para ficar ainda mais potentes.

Moto Big trail: as melhores motos para viajar

As melhores motos para viajar: Moto Big trail: as melhores motos para viajar Se você gosta de viajar por longas distâncias e diversos tipos de estrada, esta é a sua categoria… As big trails são consideradas as melhores motos para viajar! Isso porque são motos completas: unem o alto desempenho oferecido pelas esportivas e o conforto das tradicionais motos estradeiras. 

Grandes, largas e pesadas, elas geralmente são equipadas com diversos acessórios que a tornam ainda mais imponentes. Por sua característica mais robusta, elas são preparadas para o que der e vier.

As motos big trails são as favoritas de quem pretende percorrer longas distâncias, pois conciliam conforto e capacidade de pilotagem em qualquer tipo de estrada com grande volume de carga, performance e autonomia. Com uma pegada multiuso que não teme estradas ruins, estão há bem mais tempo no topo das preferências dos motociclistas do mundo todo, uma moda que não dá menor sinal de estar perdendo força, muito pelo contrário.

A cada dia, mais big trails estão rodando pelas estradas e a oferta de marcas e modelos cresceu bastante nos últimos anos no Brasil. Atualmente, temos diversas opções das concessionárias BMW, Ducati, Honda, KTM, Kawasaki, Triumph, Suzuki e Yamaha no mercado. O que cresceu também foi a oferta de acessórios.

Por serem versáteis, esse tipo de moto pode ser usado para todo tipo de pilotagem, desde grandes deslocamentos em asfalto, até trilhas em terrenos irregulares, logo, cada tipo de aventura exigirá uma série de acessórios diferentes para equipar a moto.

A MotoAtacama foi a primeira loja especializada em acessórios para big trail do Brasil e oferecemos as melhores e mais confiantes marcas do mercado nacional e internacional. 

Acesse nosso site www.motoatacama.com.br e confira toda a nossa linha de equipamentos e acessórios que vão garantir proteção, conforto e segurança na sua próxima aventura!

Para conferir as indicações de cada tipo de acessório, tanto para pilotos iniciantes quanto para os mais experientes, leia também: Como equipar sua moto big trail.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Boas estradas!

Juliano Generali

Piloto desde os 12 anos, Juliano já rodou por mais de 20 países pelas Américas, Europa e África. Também realizou cursos de pilotagem On e Off road, dentro e fora do Brasil.

Fale pelo Whatsapp